Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies. Para entender os tipos de cookies que utilizamos, clique em Opções. Ao clicar em Aceito, você consente com a utilização de cookies.

Aceito Opções

Definições

Queremos ser transparentes sobre os dados que nós e os nossos parceiros coletamos e como os utilizamos, para que você possa controlar melhor os seus dados pessoais. Para obter mais informações, consulte a nossa política de privacidade e nossa politíca de cookies.

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.

Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.

Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Gerenciar preferências de consentimento

Utilizamos softwares analíticos de terceiros para coletar informações estatísticas sobre os visitantes do nosso site. Esses plugins podem compartilhar o conteúdo que você fornece para terceiros. Recomendamos que você leia as políticas de privacidade deles.

Bloquear / Ativar
Google Analytics
Necessário

São aqueles que permitem a você navegar pelo site e usar recursos essenciais, como áreas seguras, por exemplo. Esses cookies não guardam quaisquer informações sobre você que possam ser usadas em ações de comunicação de produto ou serviço ou para lembrar as páginas navegadas no site.

Bloquear / Ativar
Site
Necessário

Notícias

13h00

INVERNO: como manter o ritmo dos exercícios físicos mesmo no frio

Compartilhe
Tamanho do Texto
INVERNO: como manter o ritmo dos exercícios físicos mesmo no frio

Sempre quando a temperatura cai um pouco, nosso organismo tende a ficar mais preguiçoso. Aí podemos acabar caindo na armadilha de não manter a atividade física em dia e ainda buscar alimentos mais calóricos e gordurosos. Mas existe uma explicação para isso! No inverno, as temperaturas mais baixas e o menor tempo de exposição solar reduzem a nossa energia. Consequentemente, a disposição para a prática de atividade física cai. Embora pareça inofensivo e tentador, trocar alguns dias de exercício pela preguiça ou pelo conforto de casa resulta na perda das adaptações cardiovasculares e musculares conquistadas durante o período de treinamento. "Quinze dias parados já são suficientes para que se perca essas adaptações do nosso corpo e a preguiça é um dos principais motivos para que os exercícios físicos fiquem de lado. Afinal, a temperatura mais fria e os dias mais curtos são dificuldade para muitas pessoas", explica Guilherme Reis, profissional de educação física e Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a prática de 150 minutos de atividades moderadas por semana. Para atividades mais intensas, 75 minutos de exercícios físicos por semana são suficientes. Para não perder o ritmo no inverno e garantir a manutenção da saúde, a dica do especialista é manter horários de dormir e acordar, estar atento à alimentação (quanto mais pesada, mais o organismo ficará lento) e se adaptar. "Não deixamos de fazer nossas atividades básicas como tomar banho, escovar os dentes e nos alimentar, apenas nos adaptamos às condições como temperatura da água ou tipo de alimento. Podemos fazer o mesmo para as atividades físicas", ensina. Outra dica é sentir os benefícios dessa época do ano. Correr no inverno acaba sendo muito mais fácil do que no calor de 30 graus ou mais do verão. Porém, é importante manter a hidratação em dia e evitar o período entre 10h e 17h, quando a umidade do ar é mais baixa e o tempo mais seco. "Buscar atividades que proporcionem prazer torna mais fácil a prática independentemente da época do ano. Também ajuda a escolha de roupas adequadas e de ambientes cobertos ou climatizados", completa Guilherme.

E os benefícios da prática regular de atividade física são muitos. Melhora o humor, a criatividade e o sono, controla o apetite, a pressão arterial e a glicose no sangue. Em médio e longo prazos, a atividade física auxilia no controle do peso, na diminuição de dores articulares, aumento da força e da capacidade cardiorrespiratória.

Siga-nos
Parceiros
2020 - 2021. Rede Alpha Fitness. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital