Notícias

10h30

Cuidado com a alimentação pode ajudar a reduzir a ansiedade da quarentena

Compartilhe
Tamanho do Texto

Com o novo coronavírus ainda em estágio crescente, só resta às pessoas, o isolamento social como forma de prevenção. Mas estar em casa, dentro de um espaço limitado, em uma situação que gera estresse e preocupação pode desencadear quadros de ansiedade e até depressão. Para o nutricionista Gabriel Pacheco, da equipe de nutrição da Rede Alpha Fitness, alguns cuidados básicos na hora de escolher o que comer, podem ajudar a combater os problemas. “A nutrição vai influenciar na relação entre seu corpo e sua mente. Se você come errado, alimentos gordurosos, de pouco teor nutritivo, vai sobrecarregar o intestino. Isso, aliado à redução do gasto de calorias, vira um sinal de alerta ao cérebro; que desencadeia a ansiedade”, conta Gabriel. Cuidar da flora intestinal, escolher os alimentos para o dia a dia, são dicas básicas, segundo o especialista, para se manter em equilíbrio.
O ideal é apostar nos alimentos que promovam melhor a saciedade. Frutas, verduras, raízes e proteínas. Para o nutricionista, é fundamental não pular refeições, se alimentar de tempos em tempos (para manter o organismo em funcionamento) e comer sem pressa. “Por estar em casa, e ter acesso mais fácil à comida, o cuidado deve ser redobrado, para não “beliscar” coisas o tempo inteiro”, alerta. Uma boa opção de café da manhã, por exemplo, seria ingerir ovos, frutas, uma raiz. No lanche, aliar uma fruta a aveia, como fonte de fibra. No almoço, saladas cruas ou cozidas e proteínas – de preferência grelhadas. Uma dica para sobremesa é ao invés de um doce, comer uma fruta. Ou, se o doce estiver no cardápio, dosar a quantidade para não exagerar.
“Tudo isso, claro, deve estar aliado à hidratação e também a uma prática de atividades físicas, pois se exercitar vai liberar endorfina e serotonina, substâncias que acalmam”, diz. Gabriel ressalta ainda que receitas das avós, como aquele chazinho de camomila ou o suco de maracujá, também ajudar a combater a ansiedade causada pela quarentena! Ainda sobre a prática de exercícios, vale lembrar que a Rede Alpha Fitness tem realizado o projeto de aulas ao vivo, via internet, pelos perfis da academia no Instagram e no Youtube!
 

Siga-nos
Parceiro
2020. Rede Alpha Fitness. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital