Notícias

10h00

Correr todos os dias pode aumentar o risco de lesões, alerta especialista

Compartilhe
Tamanho da Fonte
Correr todos os dias pode aumentar o risco de lesões, alerta especialista

O contato com os exercícios físicos nem sempre é puramente pela necessidade de se manter saudável, há pessoas que também levam a prática como uma paixão. Um bom exemplo é a corrida, uma das modalidades que vêm conquistando cada vez mais adeptos no Brasil, como aponta o Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Esporte sobre a prática no país. Longe do que seria uma obrigação para muitos, os amantes da corrida encontram o desejo e o prazer de estarem fazendo algo que realmente gostam, no entanto, muitos acabam exagerando na dose - o que é um perigo segundo especialistas. Para Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness, a falta de orientação de um profissional antes de começar a atividade pode ser um problema, principalmente quando o indivíduo segue uma rotina intensa, sem um período adequado de descanso.

“Adotar um programa de treinamento vigoroso exige mais atenção na hora da sua prática. A recomendação é que se alterne a atividade nos dias da semana, com exercícios que possam trabalhar outras partes do corpo, pois a exposição das mesmas estruturas musculares e articulares a um só exercício pode aumentar o risco de lesões”, explica Guilherme. Outro alerta vai para a ideia de que correr todos os dias trará melhores resultados, sendo importante dar ao corpo o tempo adequado para se recuperar da atividade anterior. De acordo com o especialista, a exaustão pode não favorecer para um melhor condicionamento físico, como é esperado, levando a pessoa ao overtraining - a síndrome desencadeia sintomas como perda de apetite, insônia, queda na imunidade, entre outros.

“A forma ideal de conseguir bons resultados com o treinamento físico é reconhecer seus limites, por isso o acompanhamento profissional é importante. Para quem tem o hábito de correr, o recomendável é a realização de exercícios que ajudem no fortalecimento e flexibilidade do corpo entre um dia e outro, como a musculação e alongamentos”, completa o coordenador da Rede Alpha Fitness.

Deixe seu comentário
Topo
Aos conectados com a Saúde:O novo app da Alpha já está disponível!
Baixe gratuitamente
Rede Alpha Fitness
Parceiros:
Rede Alpha Fitness
Rede Alpha Fitness
2017 - 2019. Rede Alpha Fitness. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital