Notícias

14h26

Como os alimentos podem ser anti-inflamatórios naturais para o corpo?

Compartilhe
Tamanho do Texto
Como os alimentos podem ser anti-inflamatórios naturais para o corpo?

Ao pensar em alimentação saudável, vem logo em mente o hábito de comer frango com batata doce ou um prato de salada com frango grelhado. Esse pensamento não deixa de estar correto, mas é limitado!

A frase clássica “desembrulhe menos, descasque mais” tem uma importância muito ampla e irá ajudar a reduzir a inflamação do nosso organismo. Como assim? Os alimentos podem ser anti-inflamatórios? Sim, eles têm esse poder!

Ao optar por uma alimentação mais natural, você promoverá um maior equilíbrio nutricional através da ingestão de vitaminas, minerais e fitoquímicos. Nesse contexto é importante priorizar uma alimentação com carboidratos de baixo índice glicêmico (velocidade em que um carboidrato é transformado em açúcar no corpo), dando prioridade as raízes, tubérculos e frutas, além de controlar a carga glicêmica (que leva em consideração a quantidade do carboidrato e o seu índice glicêmico).

Em relação às proteínas, prefira aquelas mais magras como frango, peixes e ovos. Já em relação às gorduras deve-se priorizar aquelas que são insaturadas, muito presentes em castanhas, amêndoas, abacate, azeite de oliva, peixes como salmão, sardinha e atum. Nesse contexto, vale destacar o ômega-3, muito presente nos últimos alimentos mencionados.

No Brasil, o consumo de alimentos ricos em ômega-6 (óleos de cozinha em especial) é muito grande e tem-se um baixo consumo de alimentos ricos em ômega 3,  favorecendo o processo inflamatório. A inflamação provocada pelo desequilíbrio ômega-3/ômega-6 é classificada como crônica e está associada a diversas doenças como câncer, diabetes, asma, Alzheimer, doenças cardiovasculares e autoimunes, dentre outras. Quanto menor for a proporção ômega-6/ômega-3, menor será o poder inflamatório da dieta, ajudando a prevenir tais doenças.

Também é importante adotar um estilo de vida saudável, aumentar a ingestão de alimentos como gengibre, chá verde, alho, cebola, atum, açafrão da terra, suco de tomate e especiarias em geral, além reduzir alimentos com alto poder inflamatório (pão francês, bolos, chocolate, produtos embutidos), contribuem para prevenir futuras complicações.

Deixe seu comentário
Topo
Aos conectados com a Saúde:O novo app da Alpha já está disponível!
Baixe gratuitamente
Rede Alpha Fitness
Parceiros:
Rede Alpha Fitness
Rede Alpha Fitness
2017 - 2018. Rede Alpha Fitness. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital