Notícias

13h35

Primeiros Socorros foi tema de curso promovido pela Rede Alpha Fitness

Coordenadores, professores e estagiários da Rede Alpha Fitness participaram na tarde deste sábado (26)

Compartilhe
Tamanho do Texto
Primeiros Socorros foi tema de curso promovido pela Rede Alpha Fitness

Coordenadores, professores e estagiários da Rede Alpha Fitness participaram na tarde deste sábado (26) de mais uma edição do curso de Formação Continuada em Primeiros Socorros. Promovido pela própria Rede, o curso ministrado pelo coordenador e educador dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia e Farmácia da Unime e Socorrista, Jerfferson de Matos, acontece a cada três meses e tem como objetivo capacitar os profissionais da Rede para o pronto atendimento em situações de urgências e emergências que venham a ocorrer dentro de suas unidades.

“As orientações que recebemos durante este treinamento nos preparam para agir de forma rápida e eficiente em casos de acidentes que possam ocorrer com os nossos alunos, a exemplos de fraturas, contusões, cortes, engasgos, quedas de pressão, ataques epiléticos, entre outros”, afirmou Igor Castro, educador físico e coordenador geral da Rede Alpha Fitness. Para ele, as técnicas aprendidas servem não apenas para atender os alunos, mas, também, para o dia a dia particular, podendo ser aplicadas em situações que envolvam familiares, amigos ou qualquer outra pessoa que esteja próxima e necessite de socorro imediato, “situações de urgência e emergência podem ocorrer em qualquer ambiente que a gente esteja e saber como agir nestes momentos é muito importante”.

Segundo professor Jefferson Matos manter a calma é o primeiro passo na hora de realizar um socorro. A partir daí deve-se então fazer o reconhecimento da situação de urgência e emergência e avaliar as prioridades e condutas a serem praticadas. Feito isso, o próximo passo é ligar para um dos números de emergência 190 (PM), 192 (Samu) ou 193 (Bombeiros) solicitando o atendimento, explica o professor. Ele alerta que caso a pessoa não esteja tecnicamente ou psicologicamente preparado para conduzir os primeiros socorros essa ordem deve ser invertida, devendo a pessoa primeiramente pedir ajuda ligando para os serviços de emergência e seguir as orientações dada pelos atendentes.

De acordo com Matos, em um ambiente de academia as situações de emergências mais comuns para os quais os profissionais devem estar preparados para prestar os primeiros atendimentos são: desmaios, convulsões, reanimação cardiopulmonar, traumatismo craniano e coluna vertebral, hemorragias, asfixias. “Importante salientar que em qualquer que seja o ambiente, mais que a vontade de ajudar é preciso ter o conhecimento técnico adequado para cada situação pois, assim como um rápido e correto atendimento pode salvar a vida de uma pessoa, agir por impulso e sem a técnica necessária pode provocar lesões e danos irreversíveis à vítima”, alerta Matos. 

Compartilhe
Tamanho do Texto
O que achou disso? Comente aqui.
Rede Alpha Fitness
Parceiros:
Via Sono
2014 - 2017. Rede Alpha Fitness. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital