Notícias

06h00

Capacidade aeróbica é regulada por genes, mas treinos podem melhorá-la

Uma atleta, ao se preparar para uma importante maratona, não conseguia alcançar a capacidade aeróbica desejada com o plano de treinos

Compartilhe
Tamanho do Texto
Capacidade aeróbica é regulada por genes, mas treinos podem melhorá-la

Uma atleta, ao se preparar para uma importante maratona, não conseguia alcançar a capacidade aeróbica desejada com o plano de treinos que estava seguindo. Ao modificar seu preparo para uma atividade de circuito, alternando exercícios de força e resistência, conseguiu um aumento importante em seus índices de VO2max.

consumo máximo de oxigênio (VO2max) é amplamente utilizado como a melhor medida para a condição cardiorrespiratória individual. O VO2max é definido como o volume máximo de oxigênio por unidade de tempo que um indivíduo utiliza pelo máximo de esforço.

Qualquer um pode aumentar a capacidade de VO2max através de treinos de resistência, mas os níveis basais de VO2max podem variar de acordo com a idade, sexo, saúde atual e atividade física. Estudos que se iniciaram na década de 70 demonstram um alto componente genético, que varia de 52% a 95%, para o VO2max. Algumas variantes genéticas têm sido associadas com o VO2max de base.

Um dos genes envolvidos nos níveis de VO2max é o gene PPARGC1A, que codifica um fator de transcrição com um importante papel na regulação do metabolismo energético. Um estudo realizado com ciclistas e corredores espanhóis e ingleses do sexo masculino associou uma variante genética desse gene com o VO2max inicial. Os indivíduos que possuíam o alelo G apresentavam um VO2 inicial típico, enquanto que os que eram homozigotos para o alelo A, apresentavam um VO2max diminuído.

Um outro estudo recentemente identificou mais três genes associados ao VO2max em atletas de elite de modalidades de resistência. Um desses genes, o NFIA-AS2, regula um dos genes com importante papel na eritropoiese, que por sua vez possui importante influência no VO2max. 

No caso da maratonista, sua genética está associada a um VO2max médio, mas com o preparo adequado, ela conseguiu melhorar seus índices. A ciência tem avançado e muito com ferramentas que permitem que cada um conheça cada vez mais e melhor o funcionamento do seu próprio organismo, podendo assim serem trabalhadas as limitações em um processo de superação próprio.

Compartilhe
Tamanho do Texto
O que achou disso? Comente aqui.
Rede Alpha Fitness
Parceiros:
Via Sono
2014 - 2017. Rede Alpha Fitness. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital