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06h00

Os nutrientes que são fundamentais para a vida saudável das mulheres

Da idade fértil à menopausa, a alimentação "delas" deve ter vitamina B9, ferro, fibras, cálcio e soja. Importante reduzir sal, açúcar, álcool e frituras

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Os nutrientes que são fundamentais para a vida saudável das mulheres

As mulheres passam por fases diferentes no período da vida (infância, adolescência, fase adulta, gestação, lactação e menopausa) principalmente se considerarmos o período fértil, entre 10 a 50 anos, e o da menopausa usualmente após 50 anos. Alguns nutrientes são fundamentais nestes diferentes períodos da vida.

 


Menopausa:

A osteoporose está entre uma das principais patologias que acometem mulheres no climatério. Na vida adulta a necessidade de cálcio é de 1000mg\dia, na adolescência e após a menopausa aumenta para 1300mg\dia. Atua na contração muscular, coagulação sanguínea, transmissão do impulso nervoso e suporte estrutural do esqueleto.

Prevenção na infância e adolescência: uma dieta adequada em cálcio na infância e adolescência aumenta o pico de massa óssea, reduzindo assim o risco de osteoporose décadas mais tarde. O consumo adequado de cálcio está relacionado à prevenção de doençascomoosteoporose, hipertensão, obesidade ecâncer de cólon.

Inúmeros estudos mostram que a ingestão exagerada de proteína pode propiciar perdas excessivas de cálcio. Fontes de cálcio: Leite, queijo, iogurte, amêndoa/ castanha do pará/ avelã, vegetais de folhas verde-escuras e peixes (sardinha, corvina, manjuba).

OBS: Não podemos esquecer que o cálcio não atua sozinho. A vitamina D precisa estar adequada para “fixar” o cálcio no osso.

 

 

 

Soja

A soja é considerada um alimento funcional, pela presença de fitoquímicos. Na menopausa a queda do estrogênio acarreta alguns sintomas como fogacho (calores), secura na pele, insônia, mudança de humor e etc. A soja contém isoflavonas que ajudam a diminuir os sintomas da menopausa

 

 

 

 

 

 

Alimentos que devem ter o consumo reduzido:
 

Sal: reduzir o consumo de alimentos industrializados, molhos e temperos prontos, evitar o saleiro a mesa. O excesso da ingestão de alimentos ricos em sódio aumenta a retenção hídrica.

Álcool: possui alta densidade calórica, seu consumo deve ser limitado para não acarretar aumento do peso.

Frituras\ Gorduras\ Preparações cremosas e gratinadas: preparações de  alta densidade calórica, contribuindo para aumento do peso e do colesterol sanguíneo.


alimentação saudável e prática de exercício físico regular reduzem o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade, diabetes, hipertensão arterial e Câncer.

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