Notícias

06h00

Por que a pressa ao correr? Melhoras mais duradouras vêm aos poucos

Ansiedade em progredir e aumentar distâncias pode causar lesões e desgaste físico nos iniciantes. Confira dois erros comuns dos 'apressadinhos'

Compartilhe
Tamanho do Texto
Por que a pressa ao correr? Melhoras mais duradouras vêm aos poucos

Existem corredores que estão no primeiro ano de corrida e já querem fazer uma maratona. Não consideram que aqueles que dão osprimeiros passos ainda não têm maturação biológica para exigir tanto do físico.

Geralmente, o que conseguem são lesões contínuas, cansaço, desgaste fisiológico efrustração. Aí pode vir o desânimo e a vontade de parar. Uma pena, porque poderiam estar nas pistas, construindo, aos poucos, uma carreira na corrida.

Para evitar que você entre nessa fria, comentamos dois erros bem comuns dos apressadinhos:

- Treinar corrida todos os dias:

Quando começamos a correr e temos disposição para treinar, os primeiros sinais decondicionamento vão logo aparecendo - e, claro, isso pode ser altamente motivante. É bem comum nesse primeiro momento você sentir que o corpo aguenta correr um pouco mais rápido ou mais um dia na semana; seu condicionamento cardíaco e pulmonar geralmente melhora mais rápido do que a capacidade muscular de absorver os impactos dos treinos. Aí você acelera porque sente que tem gás, mas as suas pernas ainda não estão preparadas para isso. A corrida fortalece a estrutura física e orgânica, mas também desgasta, principalmente se você não conseguir equilibrar os seus treinos com as tarefas do dia. De uma maneira geral, entre três e cincotreinos de corrida são o suficiente para gerar excelentes adaptações para a maioria dos amadores que trabalham, mas levam a corrida a sério.

- Treinar com dor:

Com certeza você já ouviu o clássico "no pain, no gain" - sem dor, sem ganho. Isso pode parecer inspirador, mas está longe de ser verdade. Treinar com dor é um sinal de algo errado no organismo. A tendência é o contrário, o treino deve ficar cada vez mais fácil à medida que o condicionamento melhora. Um treino sem dor é um treino feito da maneira correta. À medida que você melhora o seu condicionamento físico e pulmonar, não faz sentido continuar sentindo dores, somente os incômodos pós-treino, como cansaço e musculatura dolorida. É muito melhor passar uns três ou quatro dias pegando mais leve e respeitando a dor do que arriscar e passar três ou quatro semanas para se recuperar. Lembre-se, se precisou entrar no anti-inflamatório, pare de correr.

Compartilhe
Tamanho do Texto
O que achou disso? Comente aqui.
Rede Alpha Fitness
Parceiros:
Via Sono
Powerade
2014 - 2017. Rede Alpha Fitness. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital