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12h11

Dicas para melhorar seu treino

Qualquer pessoa que começa a treinar fica ansiosa para perceber os resultados no espelho e nas roupas. Mas a perda de peso, o ganho de condicionamento físico e a modelagem da silhueta não acontecem do dia para a noite.

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Dicas para melhorar seu treino

Qualquer pessoa que começa a treinar fica ansiosa para perceber os resultados no espelho e nas roupas. Mas a perda de peso, o ganho de condicionamento físico e a modelagem da silhueta não acontecem do dia para a noite.

Além da dedicação, da periodicidade e da paciência, você precisa seguir corretamente as orientações do seu personal e não ir com muita sede ao pote. Sem cuidados você pode provocar fortes dores e lesões.

Quer algumas orientações de como andar na linha e obter bons resultados? O personal trainer Ricardo Wesley vai lhe ajudar:

Comece devagar. Por que tanta pressa?

Todas as pessoas que entram na academia já querem começar treinando todos os dias, ficando horas na academia, fazendo todas as atividades, tomando suplementos etc. Calma! Fuja desse sentimento de tudo ou nada. Seu corpo leva um determinado tempo para adaptar-se, e não existe muita coisa que você possa fazer para acelerar esse processo. O mais importante é não desistir, procure ser consistente na academia, começando a treinar de três a quatro vezes por semana e mantendo essa frequência, que os resultados apareceram como consequência.

Preste atenção nos intervalos entre as séries!

Ele é fundamental para que você alcance seus objetivos de maneira segura, rápida e menos dolorosa. Por isso, cuidado para não se apressar para começar logo a série ou passar tempo demais conversando com os colegas. Esse tempo varia de acordo com o número de repetições que você está realizando:

4 a 6 repetições: 90 segundos a 3 minutos

8 a 12 repetições:45 a 90 segundos

12 a 15 repetições: 30 a 75 segundos

15 a 20 repetições: 30 a 45 segundos

Você não precisa fazer o mesmo treino diariamente

A orientação geral é não treinar o mesmo grupamento muscular todos os dias. Isso inclui treinar, por exemplo, peitoral em um dia e tríceps no outro, já que o tríceps participa em quase todos os movimentos do peitoral.

Hidrate-se, mas com moderação

Durante o treino basta ingerir água, principalmente em dia de calor e atividades sobre o sol. Tipicamente um copo de água é o limite que uma pessoa consegue ingerir sem sentir desconforto para a prática de exercícios, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.

Quem disse que alongamentos evitam lesões?

Alongar antes e depois do treinamento não evita lesões. O alongamento possui, sim, seus benefícios, como manutenção da flexibilidade, postura etc. Mas para evitar lesões durante o treinamento você deve:

- Aquecer-se adequadamente, de maneira geral e localizada, ou seja, aquecer os grupamentos musculares que você irá treinar naquele dia.

- Realizar exercícios preventivos: Realizar exercício de propriocepção (que trabalham a consciência corporal) e fortalecimento de musculaturas como abdômen, lombar e o grupamento popularmente conhecido como manguito rotador (conjunto de quatro tendões que se localizam no ombro e envolvem a cabeça do úmero).

- Ser prudente ao usar as cargas. É necessário treinar intensamente, mas sempre dentro dos limites de seu corpo.

- Ficar atendo à dor, ela é sinal de que algo está errado. Qualquer dor articular durante ou após o treino deve ser investigada.

Poupe suas articulações usando adequadamente os aparelhos

Existem dezenas de equipamentos que prometem ajudar a evitar o impacto nas articulações, mas eles só surtirão o efeito desejado se você usá-los adequadamente. Lembre-se que seu corpo foi desenhado para realizar as atividades como andar, correr e agachar, por isso não tenha medo de realizar esses movimentos imaginando que sua articulação não irá aguentar. Juntamente com os exercícios, faça um trabalho de fortalecimento para lhe deixar mais apto a treinar.

Não curte a ideia de malhar? Tenta aliar essa atividade a algo prazeroso!

Segundo o personal é bem difícil encontrar alguém que não goste de fazer exercícios, na verdade, essa pessoa apenas não encontrou uma atividade que ela goste. Se este é o seu problema, procure variar, imagine um tipo de atividade que poderia lhe agradar mais, em grupo, individual, na água, na terra, na academia. E se você gosta de ouvir música, leve seu Ipod na hora do treino. A música é um excelente motivador e pode lhe ajudar a transformar um momento chato em algo mais feliz.

Procure conciliar uma dieta. Não é só porque está malhando que toda guloseima é permitida!

A maior parte da população tem objetivos estéticos com o treinamento e, por isso, resolvem entrar na academia e começar a dieta já na segunda-feira sem nenhuma supervisão. Nada disso! Fuja de dietas pré-montadas e procure um nutricionista para lhe ajudar. Além de desmistificar diversas coisas que você pode ter ouvido falar, esse profissional vai lhe ajudar a traçar uma dieta mais fácil e com resultados garantidos.

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